Após dois meses em reabilitação no Gremar, Tartaruga-cabeçuda será devolvida à natureza, em ação do PMP-BS

8 de novembro de 2017

Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) de aproximadamente 28 kg está pronta para retornar ao seu habitat de origem. Resgatada há quase dois meses, ela foi reabilitada pela equipe de biólogos e veterinários do Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna.

O trabalho é resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo Ibama.

O animal foi encontrado boiando próximo ao Iate Clube de Santos, no Guarujá (SP), apresentando sinais de afogamento e exaustão. Encaminhada à Base de Reabilitação do Gremar , foi monitorada nas primeiras 24 horas até que pudesse permanecer em piscina com água em nível médio. Nos dias seguintes, recuperou gradativamente suas condições normais de flutuabilidade.

A alimentação também mereceu cuidados: a tartaruga inicialmente não demonstrou interesse pela comida, aceitando sardinhas e caranguejos apenas à base de estímulos, o que causou relativa perda de peso. Mais recentemente, porém, o quadro se reverteu, como mostram os exames pré-soltura, que não apresentam nenhuma alteração clínica ou comportamental.

Com bases no Guarujá e Itanhaém, o Gremar é uma das instituições que atua em prontidão 24h no PMP-BS Fase 1, sendo responsável pela região da Baixada Santista. Em caso de avistamento de animal marinho ferido, recomenda-se manter a distância, evitar aglomerações e acionar imediatamente a instituição, pelo telefone 0800 642 3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341