Após três meses de reabilitação no Gremar, gaivota retorna ao seu habitat natural

6 de abril de 2018

O Instituto Gremar realizou na última semana a soltura de uma gaivota (Larus dominicanus). Trata-se de mais uma ação bem-sucedida do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O animal havia sido resgatado em 27 de dezembro do ano passado, durante um monitoramento rotineiro na Praia do Centro, em Itanhaém (SP). Estava abaixo do peso, com reflexos diminuídos e desidratada, além de apresentar uma lesão no globo ocular esquerdo, causada por predadores.

Os primeiros dias do tratamento na unidade de estabilização foram focados na hidratação e alimentação, com papas e suplementos por via oral. Uma semana depois, já em melhores condições, ela foi transferida para a Base de Reabilitação do Guarujá, onde continuou a demonstrar sinais de recuperação.

Nas últimas semanas a gaivota passou a alimentar-se espontaneamente de sardinhas em postas e a ocupar um recinto externo, onde foram verificadas a abertura plena e simétrica das asas e a boa impermeabilização das penas.

O pleno restabelecimento foi comprovado nos exames pré-soltura, o que permitiu sua reintegração à natureza.

* * *
PMP-BS

O Gremar é uma das instituições que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em sua chamada Fase 1. Possui bases em funcionamento no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341