Atobá anilhado é resgatado pela equipe do PMP-BS/Udesc
Um Atobá (Sula leucogaster) foi resgatado pela equipe de campo do PMP-BS/ Trecho 1 – UDESC, no dia 18/03 em Imbituba/SC após chamado de um acionante via o 0800 6423341.
No exame clínico feito na Unidade de Estabilização, o animal apresentava condição corpórea caquética e uma mobilidade anormal da articulação (escápulo-coracóide-umeral direita), sugestivo de luxação. Apesar dos esforços veterinários, o atobá veio à óbito durante a noite. Na necropsia se confirmou a luxação na articulação escápulo-coracóide-umeral direita e o desenvolvimento de uma artrose.
O animal possuía uma anilha de identificação do CEMAVE (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres) – ICMBio no tarso. De acordo com os dados do sistema de consulta de anilhas do CEMAVE verificou-se que o animal foi registrado no dia 24/12/2019 na praia da Armação em Florianópolis e resgatado pela Associação R3Animal, instituição que executa o PMP-BS na ilha. Segundo relato dos veterinários da R3 Animal, o Atobá não apresentava lesões externas, passou por fisioterapia de voo e recebeu tratamento antiparasitário enquanto permaneceu no Centro de Reabilitação. Ele foi solto no dia 08/01/2020 na praia do Moçambique em Florianópolis.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.
Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Udesc: Santiago Anguita
Contato: sanguita@univali.br / (48) 3647-7730 / Facebook