Avistou uma tartaruga marinha nos canais de Santos? Não se preocupe!

16 de fevereiro de 2018

AVISTOU UMA TARTARUGA-MARINHA NOS
CANAIS DE SANTOS? NÃO SE PREOCUPE!

Durante nossas ações de educação ambiental e às vezes também por meio de acionamento, alguns munícipes nos relatam a presença de tartarugas-marinhas nos canais de Santos, demonstrando preocupação com as condições de saúde desses animais.

Em princípio, trata-se de uma ocorrência absolutamente normal, – exceto, é claro, nos casos em que há sinais de afogamento ou lesão corporal, quando o Gremar deverá ser imediatamente comunicado.

A explicação começa pelos centenários canais de Santos, projetados por Saturnino de Brito. Eles têm a função de drenar os terrenos alagadiços e conduzir as águas pluviais, e por estarem diretamente conectados com o mar, acabam influenciados pela maré cheia, um fenômeno do qual as tartarugas-marinhas se aproveitam para explorar a região em busca de alimento. É por isso que algumas delas são avistadas por banhistas dentro dos canais quando a tábua das marés se inverte.

Felizmente, trata-se de algo corriqueiro e elas tendem a encontrar o caminho de volta logo em seguida. O que cabe a nós, claro, é conservar os canais sempre limpos, descartando o lixo corretamente em nosso dia-a-dia e recolhendo os resíduos produzidos na praia. Assim, no canal ou no mar, as tartarugas-marinhas estarão sempre seguras.

* * *
Ações de educação ambiental são parte de nosso escopo pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Durante o monitoramento, todos os animais vivos encontrados pelas equipes de campo são avaliados para verificar se precisam de atendimento veterinário. Se positivo, são então encaminhados a um dos centros de reabilitação. Após o tratamento, os animais passam por outra avaliação para atestar se já estão aptos a serem soltos, sendo marcados antes da soltura.. Isso permite que seja feito um acompanhamento, caso o animal reapareça em outra região. Nos animais encontrados mortos é realizada necropsia para identificar a causa da morte e avaliar se houve interação com atividades humanas tais como pesca, embarcações ou óleo.

* * *

O Gremar é uma das organizações que atua em prontidão 24h pelo PMP-BS, com bases em funcionamento nas cidades de Guarujá e Itanhaém. Em caso de avistamento de animal marinho encalhado, ferido ou morto, o acionamento pode ser feito pelo telefone 0800-642-3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341