Baleia encalha já sem vida na Praia Brava, em Itajaí

8 de outubro de 2018

Na manhã desta quarta-feira, 03, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univali recebeu o acionamento de uma baleia morta encalhada na Praia Brava, em Itajaí. Ao chegar no local a equipe verificou que o animal era uma baleia Jubarte, medindo aproximadamente sete metros e já estava em avançado estado de decomposição, porém após analise mais detalhada, foi decidido realizar a necropsia do animal para verificar possíveis causas da morte.

Segundo a veterinária do PMP-BS/Univali Tiffany Emmerich, foi analisado o conteúdo estomacal do animal e percebeu-se que estava vazio, possivelmente ele estava há um tempo sem se alimentar. Também foi registrada uma marca na região próxima da mandíbula que parece ser de um cabo. “Não é possível afirmar a relação da marca com a causa da morte, porém obstruções nesta região podem impedir o animal de se alimentar”, explica Tiffany.

Após o trabalho realizado pelo PMP-BS/Univali, a Secretaria de Obras e a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí – FAMAI do município de Itajaí, realizaram uma operação de retirada da baleia para destiná-la ao aterro municipal. “Este trabalho em conjunto é fundamental para que os procedimentos sejam realizados da melhor maneira possível e com agilidade”, reforça Jeferson Dick, coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali.

Esta já é a 11ª baleia encontrada morta no estado de Santa Catarina no ano de 2018. É comum nesta época este tipo de animal percorrer o litoral catarinense devido à migração anual.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341