Baleia-jubarte é registrada entre a praia da Gamboa e Guarda do Embaú

10 de dezembro de 2018

No transcurso da manhã do dia 30/11 a equipe de monitoramento do Projeto Baleia Franca/ Instituto Australis (PBF/IA) registrou, durante a rotina de campo, uma Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) juvenil, entre a praia de Gamboa e a praia da Guarda do Embaú.
O animal, que media 8.70 metros de comprimento, encalhou no trecho da praia de difícil acesso e logística. A equipe veterinária do PMP-BS/UDESC foi no local para proceder a necropsia, conforme o protocolo de encalhes, porém sem sucesso, pois o animal se encontrava dentro da água.

Como as fotos indicam, a baleia Jubarte se encontrava com a língua inchada pelos gases da decomposição. Segundo o veterinário Eduardo Macagnan este é um dos meios para determinar o nível de decomposição do animal.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341