Carcaça de baleia é encontrada na praia da Ferrugem, em Garopaba,SC

23 de março de 2017

Nesta última quarta-feira, 22, a equipe do Projeto Baleia Franca/Instituto Australis encontrou, ao longo do monitoramento, a carcaça de uma baleia encalhada na praia da Ferrugem em Garopaba/SC.

O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio foi acionado e as equipes deslocaram-se até o local. O animal já estava em avançado estado de decomposição, restando apenas parte da carcaça. Por esse motivo, não foi possível identificar a espécie ou qualquer evidencia externa sobre a causa da morte. A equipe realizou a coleta dos ossos e das amostras de alguns tecidos. Já os tecidos remanescentes foram enterrados pela Prefeitura Municipal de Garopaba na manhã desta quinta, 23.

No final de fevereiro uma baleia da espécie Bryde encalhou morta na Prainha da Guarda do Embaú em um local de difícil acesso, realizado apenas por trilhas. Por esse motivo, a carcaça não pode ser enterrada e foi levada pelo mar. A equipe acredita na possibilidade de que a carcaça encontrada nesta quarta seja do mesmo indivíduo. A análise genética poderá esclarecer.

Participaram desta ação o Projeto Baleia Franca/Instituto Australis, um dos executores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC/CERES e a APA da Baleia Franca/ICMBio. As equipes contaram com o apoio da Prefeitura de Garopaba, por meio das Secretarias de Agricultura e Pesca, Planejamento, Meio Ambiente e Infraestrutura, para destinação adequada da carcaça do animal.

Seja um colaborador do PMP-BS! Saiba como ajudar no trabalho de resgate de animais marinhos:
Em casos de encalhes de animais mortos:
– Informe o local do encalhe e outras informações úteis por meio do 0800 642 3341;
– Evite se aproximar do animal sob risco de contaminação biológica.

Em caso de animais vivos
– Informe o local do encalhe e outras informações úteis pelo 0800 642 3341;
– Não tente devolver o animal para a água, pois pode ser perigoso;
– Obtenha fotografias do animal! Isso possibilita a identificação da espécie e documentação do caso;
– Evite respirar o ar expirado pelos animais;
– Não se aproxime da cauda em caso de baleia e golfinhos. São animais grandes em situação de debilidade física, que podem se tornar ariscos com a aproximação de outros indivíduos e, assim, causar ferimentos.
Saiba mais: http://pmp.acad.univali.br/site/

O Projeto Baleia Franca / Instituto Australis é uma das instituições que executa o PMP-BS desde agosto de 2015, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da PETROBRAS de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.

A UNIVALI é a responsável pela coordenação e execução destas atividades junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral. São elas: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Australis, Projeto Biopesca, e Fundação Pró-Tamar.

O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca é um programa desenvolvido pela equipe desta Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para o atendimento destes casos.

A coordenação do Protocolo de Encalhes na Unidade é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Projeto Baleia Franca, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC/CERES, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Policia Militar Ambiental.

As instituições de pesquisa e conservação que atuam no Protocolo são integrantes da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB), criada pelo ICMBio em 2011 para melhorar o monitoramento e atendimento a encalhes e capturas de mamíferos aquáticos.

APA da Baleia Franca/ICMBio: (48) 3255-6710 / 9-9170-5077
IBAMA/SC: (48) 3212-3368 ou 3212-3356
Projeto Baleia Franca: (48) 3255-2922/ 9-9919-4400
UFSC / Laboratório de Mamíferos Aquáticos: (48) 3721-7150