Crueldade em Bombinhas

28 de fevereiro de 2019

A equipe de monitoramento do PMP-BS/Univali recebeu nesta terça-feira, 26, o acionamento de duas tartarugas mortas na praia de Bombinhas. Ao chegar no local o monitor Djonathan Hackenhaar Roos verificou que eram duas tartarugas-verde (Chelonia mydas), porém algo inusitado chamou atenção. As duas estavam com um corte linear, com bordos bem regulares, próximo ao pescoço. Segundo a veterinária Tiffany Emmerich, estes cortes indicam que a ação foi feita por um objeto cortante.

Na ocasião, populares abordaram a equipe para relatar que as tartarugas estavam presas em rede de pesca e que após soltá-las foram feitos os cortes para que elas afundassem. Esta situação reforça o alerta de que o ambiente marinho precisa urgentemente ser encarado de uma maneira mais responsável. Segundo o Projeto TAMAR, que desde os anos 80 trabalha na conservação das tartarugas marinhas no Brasil, as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no país continuam ameaçadas de extinção.

Respeite os animais! Preserve o ambiente marinho!
Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é muito importante!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341