Elefante-marinho aparece na Praia de Laranjeiras

6 de fevereiro de 2018

A terça-feira começou agitada na praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú. Um elefante marinho de aproximadamente quatro metros de comprimento, com cerca de meia tonelada, escolheu um cantinho na areia da praia, bem debaixo de uma árvore, para descansar.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) recebeu o acionamento de um morador, apontando a localização do animal. Ao chegar no local, foi constatado que o elefante marinho tinha algumas marcas na pele que evidenciavam ser o mesmo indivíduo que apareceu na praia do Estaleiro semana passada.

O elefante-marinho, espécie de mamífero semiaquático que vive em áreas do hemisfério sul, permaneceu no local por mais de sete horas e no final da manhã voltou para o mar. Na sequência ele ainda apareceu nas areias de Laranjeiras mais duas vezes. Já no início da tarde surgiu na praia do Pinho, porém não permaneceu. Segundo a veterinária Adriane Steuernagel aparentemente o animal está bem. “Ele demonstrou estar ativo, atento e com a respiração normalizada. É muito importante conscientizar as pessoas de que o elefante-marinho é um animal selvagem e pode reagir com violência. É preciso manter distância para garantir a segurança, tanto do animal, quanto das pessoas”.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341