Encalhe de baleia da família Balaenopteridae na praia de Itapirubá Sul

14 de dezembro de 2018

Na noite do dia 3/11 moradores da praia de Itapirubá Sul acionaram o PMP-BS/UDESC, informando sobre uma baleia morta na beira da praia. Tratava-se de uma baleia da família Balaenopteridae, fêmea, adulta, de 7,16 metros de comprimento, em avançado estado de decomposição, o que impediu identificar com precisão a espécie. A equipe técnica e veterinária suspeitam que seja uma baleia Minke (B. acutorostrata).

Na manhã seguinte, parte da equipe veterinária e técnica se deslocaram para realizar a necropsia. Foram coletadas poucas amostras do animal em função do avançado estado de decomposição (code 5). Este fato impediu a determinação da causa da morte do animal. Todos os ossos foram encaminhados para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da UDESC, onde foram direcionados para maceração.

A maceração é um procedimento mecânico de preparação dos ossos para determinar a espécie e outras caraterísticas do animal. No caso, após o processo de maceração, a equipe buscará ter certeza sobre a identificação da espécie. A incerteza é causada pela maturidade física dos ossos do crânio e da coluna vertebral. Segundo professor Pedro Castilho, com o crânio limpo será possível identificar com precisão a espécie.

A partir dos registros do PMP-BS/UDESC, este seria o terceiro caso de encalhe desta espécie, sendo todos no trecho de Itapirubá e praia do Sol, em Laguna/SC. O primeiro foi em 25/11/2015 e o segundo em 13/04/2017.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341