Equipe do Instituto Argonauta registra poluição que pode estar ligada à acidente no Mar

25 de outubro de 2017

A equipe do Instituto Argonauta, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), ainda comemorava a soltura do Golfinho, quando após pouco mais de três horas depois de devolver o animal ao mar, ele retorna a mesma praia de onde foi solto.

“Ficamos surpresos quando recebemos a ocorrência de que havia um golfinho encalhado no canto direito do Perequê-Açu. Porém, apesar de ter sido uma operação completamente satisfatória, sabíamos a respeito de todos os riscos que envolvem uma soltura de um animal como este”, conta Carla Beatriz Barbosa, bióloga e coordenadora do PMP-BS no Instituto Argonauta. “Após intensos cuidados da equipe e diversos exames clínicos, conclui-se que o Golfinho estava em condições plenas para ser reinserido à natureza”.

Pesando mais de 120 quilos e com mais de 2 metros e meio de comprimento, e levando em consideração a logística do transporte, ficou decidido entre membros responsáveis da equipe que o animal seria solto na Praia do Perequê-Açu, pela proximidade do local de encalhe e pela praia ser mais calma, facilitando o monitoramento do animal.

“Já tivemos outros casos de soltura na praia e foram bem-sucedidas. São inúmeros fatores e situações que podem ocorrer diante de uma situação dessas”, explica Carla.

Então, após o encalhe posteriormente à soltura, optou-se por levar o Golfinho até uma embarcação que pudesse levar o animal para mar aberto. Após cerca de uma hora navegando, a embarcação finalmente chegou ao seu destino, Ilha Vitória, onde pôde ser solto.

A equipe permaneceu no local por mais de meia hora monitorando o Golfinho, até ele sumir de vista. Como as imagens demonstram, ele apresentava a natação normal e permanecia clinicamente estável, o que reafirmou ser a nova soltura em área mais distante, o melhor procedimento.

Gostaríamos de agradecer todo o apoio recebido da população e da mídia durante o caso. Realmente, desejamos que esta segunda soltura possibilite que o animal siga seu ciclo de vida natural.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.

O projeto é conduzido pelo Ibama, coordenado pela UNIVALI e executado pelo Instituto Argonauta no litoral norte do estado de SP.