Equipe do PMP-BS/Udesc registra duas toninhas e outras espécies durante monitoramento

29 de agosto de 2019

Na semana passada, a equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Udesc, registrou durante a rotina de monitoramento um total de 17 animais marinhos em óbito e um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) adulto vivo. A instituição monitora a área litorânea entre Laguna e Imbituba (SC).

Todos estes animais foram encaminhados para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc. O pinguim vivo recebeu atendimento veterinário nas instalações da unidade e os outros 17 animais foram encaminhados para necropsia. Neste ano foram registradas e necropsiadas 19 toninhas pela equipe do PMP-BS/Udesc.

Foram coletados na rotina:

  • Duas toninhas (Pontoporia blainvillei), das quais uma estava com um feto em desenvolvimento
  • Uma pardela-preta (Procellaria aequinoctialis)
  • Uma tartaruga- verde (Chelonia mydas)
  • 12 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus)
  • Um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) por acionamento via 0800 642 3341

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Udesc monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

 

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341