Equipe do PMP-BS/UDESC registra tartaruga-de-couro morta na praia da Silveira.

4 de janeiro de 2019

Na manhã do dia 14/12 a equipe de monitoramento do Projeto Baleia Franca/ Instituto Australis (PBF/IA), registrou uma tartaruga de couro (Dermochelys coreacea), em óbito, na praia do Silveira em Garopaba/SC. Ela foi encaminhada para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha em Laguna/ SC, para que a equipe veterinária da UDESC efetue uma necropsia buscando determinar a causa da morte.

Infelizmente o avançado estado de decomposição impediu aos veterinários identificar a causa da morte.

Esta espécie de tartaruga é muito difícil de registrar, pois elas habitam áreas oceânicas profundas. É a única tartaruga do gênero Dermochelys, pois a sua carapaça é menos rígida, o que as diferencia das demais espécies de tartarugas marinhas que tem escamas queratinizadas (rígidas). Alimentam-se de águas-vivas e alcançam os maiores tamanhos apresentando formidáveis adaptações à hidrodinâmica e à profundidade.

Este é o quarto caso, desde 2015, de Tartaruga de couro registrado pelo PMP-BS/ UDESC.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341