Fibropapilomas em tartarugas: sinais de poluição e áreas degradadas

17 de dezembro de 2018

Os fibropapilomas são tumores de natureza benigna que crescem pelo corpo – e, às vezes, até nos órgãos internos – dos animais marinhos, especialmente as tartarugas verdes (Chelonia mydas), bastante comuns no litoral da Baixada Santista.

Nas ações do Instituto Gremar pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) frequentemente resgatamos animais com este quadro. Os tumores dificultam a natação, a alimentação e, em alguns casos, podem torna-los vítimas fatais.

Ainda não há precisão nos estudos que avaliam como os fibropapilomas acometem esses animais, embora se saiba que se trata de um vírus. No entanto, uma constatação recorrente é que quanto mais poluídas e degradadas as áreas em que habitam, maior a incidência de tartarugas afetadas. Ou seja, direta ou indiretamente, a irresponsabilidade humana em relação ao meio ambiente continua a causar prejuízos.

A cirurgia de remoção é o procedimento mais utilizado em casos de fibropapilomatose. Além disso, os animais recebem suplementação alimentar e vitamínica até que possam recuperar suas melhores condições clínicas. Sessões de natação em tanques cujo volume de água é aumentado gradativamente também precedem uma eventual soltura.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O Gremar é uma das instituições que integram o projeto em sua chamada Fase 1. Possui base em funcionamento no Guarujá, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341 e 13 99711-4120 (24h).

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341