Fibropapilomatose: uma ameaça a ser vencida durante a reabilitação

16 de abril de 2018

As tartarugas-verdes (Chelonia mydas), tão comumente encontradas em nosso litoral, são geralmente as mais acometidas pela fibropapilomatose, doença associada ao herpes-vírus.

Boa parte dos animais desta espécie resgatados em nossas ações de resgate pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) apresentam este quadro, o que exige atenção extra de nossa equipe. Ele se manifesta na forma de tumores benignos, que podem atrapalhar a natação e até mesmo a visão das tartarugas, por exemplo.

Por isso, as que possuem a doença são mantidas em tanques separados para evitar o contágio, até que tenha condições de ser submetidas a uma cirurgia de remoção. Uma vez bem-sucedido, basta aguardar a cicatrização dos ferimentos e a estabilização do quadro clínico para o esperado retorno à natureza.

Na última semana semana realizamos este procedimento com sucesso em dois animais (foto), que em breve deverão estar aptos à soltura.

* * *
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

O Gremar é uma das instituições que integra o projeto em sua chamada Fase 1. Possui bases em funcionamento no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341