Filhote de toninha é resgatado vivo na Praia Grande, em São Francisco do Sul (SC)

17 de outubro de 2019
Filhote chegou a ser estabilizado pela equipe do PMP-BS/Univille, mas morreu após chegada em Florianópolis (SC), onde passaria por reabilitação (Foto: PMP-BS/Univille)

Um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei) foi encontrado vivo durante o monitoramento diário da última terça-feira (15/10) na Praia Grande, em São Francisco do Sul (SC). Os técnicos de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) retiraram o animal da zona de arrebentação e o levaram até a faixa de areia, pois havia risco de afogamento. A ocorrência foi atendida pela equipe da Univille, uma das instituições executoras do PMP-BS em Santa Catarina.

Na sequência, o animal foi transportado para um local de águas calmas e seguras e, juntamente com os demais integrantes da equipe de base (coordenação, veterinários e técnicos de laboratório), foi realizado o exame externo, monitoramento dos parâmetros cardiorrespiratórios e teste de natação. Segundo o veterinário que atendeu a ocorrência, Leonardo Soares Drumond, a toninha era um recém-nascido, estava bem responsiva e apresentava boas condições corpóreas.

Foi feito contato com a R3 Animal, associação parceira e executora do PMP-BS no litoral catarinense, para a reabilitação do golfinho. Considerando o estado físico da toninha e o tempo estimado de chegada em Florianópolis (SC), a decisão foi de encaminhamento direto para o centro de reabilitação. Numa viagem de 3h30min de duração, o animal foi mantido com a pele úmida e molhada constantemente com soro fisiológico, o que manteve a toninha estável durante todo o trajeto.

A equipe da Associação R3 Animal aguardava a chegada do animal com um recinto adequado de água salgada. Lá a equipe veterinária deu início ao tratamento da toninha, que media aproximadamente 64 centímetros de comprimento total e pesava 3,2 quilogramas.

Após todos os esforços possíveis para manter a toninha estabilizada, infelizmente ela morreu horas depois da chegada em Florianópolis. Por se tratar de um animal extremamente jovem e com alta sensibilidade ao estresse, a probabilidade de reabilitação é baixa.

Para o PMP-BS/Univille, esta operação representou uma experiência única que agregou o empenho de toda a equipe, a qual atuou com muita agilidade, comprometimento e profissionalismo. Agradecemos a equipe da Associação R3 Animal e do Projeto Toninhas que prontamente acompanharam todas as etapas desta operação.

Ameaça de extinção
A toninha é um dos pequenos golfinhos em maior risco no planeta e, de acordo com a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, está “criticamente em perigo”, o último nível de ameaça antes da extinção na natureza. Marta Cremer, coordenadora geral do Projeto Toninhas/Univille, lamenta o caso. “As toninhas são golfinhos frágeis e extremamente sensíveis a situações de estresse.

Filhotes assim tão jovens não sobrevivem longe da mãe, o que indica que o filhote encalhou em decorrência da morte da fêmea. Nesse nível de ameaça, e para um animal que demora de dois a três anos para se reproduzir, cada perda é inestimável; e incalculável a perda que isso representa para o futuro da espécie,” lamenta a pesquisadora, que há mais de 15 anos acompanha a população de toninhas na Baía Babitonga.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 5, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univille: Fabiana Rodrigues
Contato: fabiana.r@univille.br / (47) 3471-3816 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341