Fregata magnificens: o famoso “tesourão”

9 de setembro de 2019

Você conhece essa ave marinha? Muitos a confundem com o famoso urubu, mas essa é uma fragata (Fregata magnificens) ou tesourão, como é conhecido popularmente. A fragata da imagem está sendo acompanhada pelos profissionais da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali após ser resgatada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.

Esta “bolsa” vermelha abaixo do bico é chamada de saco gular, uma pele inflável presente na região cervical de algumas espécies de aves. No caso das fragatas, a presença do saco gular é o que caracteriza o macho, que infla o papo vermelho para atrair uma parceira. E só para namorar serve a bolsa gular? Não, serve ainda para armazenar alimentos e amplificar sons.

Já as características da fêmea são seu comprimento maior em relação ao macho e o peito branco. Apesar de ser uma ave aquática, a fragata não consegue mergulhar, então se alimenta principalmente dos peixes mortos que flutuam na água.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341