Grande número de pinguins mortos são encontrados no litoral norte catarinense

14 de setembro de 2018

A quinta-feira, 13 de setembro, foi um dia atípico para a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univali devido ao grande número de animais mortos encontrados nas praias monitoradas pela instituição.

Ao todo foram 137 animais marinhos resgatados, já sem vida, na região que vai de Barra Velha à Governador Celso Ramos, sendo 127 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), nove tartarugas, das espécies Caretta caretta e Chelonia mydas, e um Lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis).

As praias que apresentaram o maior registro de encalhes de pinguins foram Navegantes, com 36 e Piçarras com 21. Os animais foram recolhidos e encaminhados para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, localizada em Penha, onde a equipe de veterinários irá realizar o procedimento de necropsia para analisar possíveis causas das mortes.

Segundo Jeferson Dick, coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali os primeiros pinguins a passarem pelo procedimento apresentaram um quadro debilitado. “Boa parte dos pinguins que já passaram pela necropsia, apresentaram um grau alto de parasitas no estômago e no intestino, não foi encontrado vestígios de alimento no intestino. Fato que indica desnutrição e fraqueza para enfrentar as condições climáticas dos últimos dias”, explica Jeferson.

No inverno é comum essas aves aparecerem em nossas praias. Elas saem de colônias na Patagônia, na Argentina, acompanhando as correntes marítimas de água fria em busca de alimento. Boa parte destes pinguins são jovens. Muitas vezes não conseguem retornar às colônias de origem e acabam morrendo aqui no nosso litoral. Alguns são encontrados vivos, mas muito cansados, desidratados e com um quadro de pneumonia e precisam passar por um processo de reabilitação para serem devolvidos ao seu habitat natural com a saúde fortalecida.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341