Gremar leva educação ambiental à rede pública de ensino de Itanhaém e apresenta resultados de sua atuação pelo PMP-BS

31 de outubro de 2017

Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna tem compartilhado com os alunos da rede municipal de ensino de Itanhaém (SP) o dia-a-dia de sua atuação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo Ibama.

Em sua chamada Fase 1, executada pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o projeto compreende o litoral entre a Barra da Lagoa de Santo Antonio dos Anjos, em Laguna (SC), e a Praia de Camburi, em Ubatuba (SP). Para tanto, possui cinco Unidades de Estabilização de Animais Marinhos – uma delas, a de Itanhaém- e cinco Centros de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos.

As palestras do Gremar, semanais, contemplam os alunos dos 4º e 6º anos das escolas da rede municipal de ensino, em parceria com a Prefeitura Municipal. Trata-se de uma importante ação de educação ambiental no intuito de despertar a consciência das novas gerações quanto à preservação de nossa fauna e do habitat onde vivem centenas de espécies.

O conteúdo abrange desde o histórico do Gremar até curiosidades sobre o monitoramento das praias e dos animais marinhos (com apresentação de exemplares taxidermizados), casos bem-sucedidos de reabilitação e a importância do descarte adequado do lixo para evitar que novos animais sejam vitimados pela ação do homem.