Gremar leva educação ambiental à rede pública de ensino de Itanhaém e apresenta resultados de sua atuação pelo PMP-BS

31 de outubro de 2017

Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna tem compartilhado com os alunos da rede municipal de ensino de Itanhaém (SP) o dia-a-dia de sua atuação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo Ibama.

Em sua chamada Fase 1, executada pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o projeto compreende o litoral entre a Barra da Lagoa de Santo Antonio dos Anjos, em Laguna (SC), e a Praia de Camburi, em Ubatuba (SP). Para tanto, possui cinco Unidades de Estabilização de Animais Marinhos – uma delas, a de Itanhaém- e cinco Centros de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos.

As palestras do Gremar, semanais, contemplam os alunos dos 4º e 6º anos das escolas da rede municipal de ensino, em parceria com a Prefeitura Municipal. Trata-se de uma importante ação de educação ambiental no intuito de despertar a consciência das novas gerações quanto à preservação de nossa fauna e do habitat onde vivem centenas de espécies.

O conteúdo abrange desde o histórico do Gremar até curiosidades sobre o monitoramento das praias e dos animais marinhos (com apresentação de exemplares taxidermizados), casos bem-sucedidos de reabilitação e a importância do descarte adequado do lixo para evitar que novos animais sejam vitimados pela ação do homem.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341