Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba retiram 500kg de lixo na Praia do Iperoig.

Em monitoramento realizado pelo Instituto Argonauta a equipe encontrou tanto lixo que precisou de reforços para a retirada dos materiais

19 de abril de 2018

Na manhã de quinta-feira, 19, a equipe do Instituto Argonauta durante o monitoramento de praias se deparou com uma situação de calamidade na Praia do Iperoig. Lixos espalhados por toda a parte fizeram com que os funcionários juntassem rapidamente 6,5kg de entulho. Vendo a gravidade da situação, foi feito um reforço com colaboradores do Instituto e do Aquário de Ubatuba para realizar um mutirão.

Encontrar lixos durante o monitoramento de praias, infelizmente, é mais comum do que se imagina. Pensando nisso que o diretor presidente de ambas as instituições (Instituto e Aquário), Hugo Gallo, sentiu a necessidade de fortalecer as ações de sensibilização que já realizava no Aquário de Ubatuba e no próprio Instituto Argonauta, implantando um projeto de qualificação e quantificação dos resíduos encontrados nas praias e, diariamente, as equipes durante o monitoramento recolhem ao menos uma sacola de lixo de cada praia. “A quantidade de lixo encontrada hoje chamou nossa atenção e, por isso, realizamos o mutirão. A situação do lixo nas praias é muito séria e merece atenção de todos”, destaca a bióloga e coordenadora do Instituto Argonauta, Carla Beatriz Barbosa.

Como tema cada vez mais atual e em debate, o lixo no mar é preocupante. O uso maciço de plásticos é tamanho que os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes em 2050, estimam as pesquisas. A ONU Meio Ambiente também se preocupa com a causa e lançou a campanha #CleanSeas, que estimula os governos a aprovarem políticas de redução de plástico, a indústria a minimizar as embalagens plásticas e redesenhar produtos e convida os consumidores a mudarem seus hábitos de descarte antes que danos irreversíveis aconteçam aos nossos mares.
O monitoramento é realizado diariamente em quase todas as praias do litoral norte pelas equipes de campo do Instituto Argonauta. O Projeto de Monitoramento de Praias, PMP-BS, é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos. O projeto é conduzido pelo Ibama, coordenado pela Univali, e executado pelo Instituto Argonauta na região do litoral norte de São Paulo.