Instituto Argonauta, em parceria com Aquário de Ubatuba, coleta mais de 400 kg de lixo em apenas um dia

A equipe contou com a ajuda de alunos do ensino público e privado na coleta, realizada em diferentes pontos da cidade de Ubatuba

29 de setembro de 2017

O Instituto Argonauta, através do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) e em parceria com o Aquário de Ubatuba e o Projeto TAMAR, realizou na semana passada coleta de lixo das praias do Itaguá, Estaleiro, Puruba e Perequê-Açu. A ação contou com cerca de 150 alunos da rede municipal de Ubatuba.

Segundo o oceanógrafo e presidente do Instituto, Hugo Gallo, o lixo marinho representa enorme risco não só à fauna, mas também aos humanos. “É de nossa responsabilidade a conservação destes ambientes, assim como a destinação do lixo aos lugares corretos e a redução do consumo de produtos descartáveis”, finaliza Gallo.

Além das escolas municipais (Anchieta, Semiramis, Marina Salete e Belarmino Sobrinho), a limpeza de praias contou com o apoio da escola parceira Cooperativa Educacional de Ubatuba, do Colégio Integração (ambos do ensino particular) e dos participantes do Projeto Papel do Futuro, do TAMAR de Ubatuba.

Ao todo, foram 440 kg de lixo coletados. Entre os objetos mais encontrados estão restos de cigarro, sacos plásticos, canudos, recipientes para armazenar cocaína, restos de materiais de pesca e embalagens de alimentos industrializados (bolacha, salgadinhos, etc.)

No mesmo dia, foi realizada a soltura de uma gaivota. A ave permaneceu em reabilitação na sede do Instituto Argonauta durante cerca de um mês e após ser reabilitada pôde ser reinserida ao seu ambiente natural.

Para a coordenadora e bióloga Carla Beatriz Barbosa, a soltura é um dos momentos mais esperados. “Trabalhamos com o intuito de salvar cada animal que chega até nos debilitado, mas infelizmente a taxa de recuperação é baixa. Por isso, o momento da soltura é tão comemorado pela equipe”, explica.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.

O projeto é conduzido pelo IBAMA e coordenado pela Univali sob a responsabilidade do Instituto Argonauta no litoral norte do estado de SP.

SEJA UM ARGONAUTA
Ao encontrar animais marinhos vivos ou mortos, ligue 0800 642 33 41. Esta combinação de números pode salvar a vida de um animal aquático. Entre eles, tartarugas, aves e outras espécies da fauna marinha.
SOBRE O INSTITUTO ARGONAUTA

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos (ONG), fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecida em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Criado com o objetivo de incentivar, promover, desenvolver e apoiar a cultura, educação, pesquisa e conservação ambiental.
O Instituto Argonauta criou e mantém o CETAS, centro que atua no resgate, reabilitação e soltura da fauna aquática nas regiões da Ilhabela, Ubatuba, Caraguá e São Sebastião.
ar·go·nau·ta
Na literatura brasileira os argonautas estão representados no livro de Anna Flora “A República dos Argonautas”. Lá, os heróis gregos também partem para uma grande viagem em busca do velo de ouro com muita coragem e fé. Ao longo do livro os Argonautas são representados de uma forma metafórica, representando pessoas que vão em busca de seus ideais, não desistem e muito menos têm medo, sempre andando de cabeça erguida.