Instituto Gremar realiza soltura de tartarugas-verdes reabilitadas em ações do PMP-BS, no Guarujá

16 de janeiro de 2019

Duas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) reabilitadas pelo Instituto Gremar em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram soltas nesta terça-feira (15) na Praia da Enseada, no Guarujá (SP).

Os dois haviam sido resgatados no dia 4 de dezembro do ano passado, em praias da cidade de Bertioga (SP).

Uma delas encalhou na Praia da Enseada, devido a interações com anzol de pesca e plástico e ingestão de lixo. O artefato e o pedaço de plástico estavam presos em seu membro anterior direito e cavidade oral, respectivamente.

Ativa e alerta, a tartaruga foi submetida inicialmente a cuidados relativos à alimentação e hidratação, com aumento gradativo do nível de água em seu tanque. Na sequência, realizou-se um procedimento cirúrgico para retirada de tumores benignos (fibropapilomas).

O outro resgate ocorreu por meio de acionamento, na Praia da Riviera. Após contato do Corpo de Bombeiros local, a equipe do Gremar atendeu o animal, que possuía uma fratura antiga em sua carapaça, com foco de infecção.

A lesão recebeu cuidados diários na Base de Reabilitação, com limpeza, debridação e terapia a laser. Os demais indicadores permaneceram sob controle durante sua estada. Em uma semana ela já estava alimentando-se espontaneamente de peixes em postas.

Constatados a recuperação e os valores dentro da normalidade em seus respectivos exames clínicos, os dois animais confirmaram as perspectivas de soltura.

A ação é mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O objetivo do projeto é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O Gremar é uma das instituições que integram o projeto em sua chamada Fase 1. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

Agradecimento especial a equipe do Educasurf pelo apoio nessa soltura e as ações de Educação Ambiental!