Já encontrou aves, tartarugas ou mamíferos marinhos marcados de azul?

25 de dezembro de 2018

Já encontrou aves, tartarugas ou mamíferos marinhos mortos marcados de azul? Sempre se perguntou o por quê do fato?

O Instituto Australis/Projeto Baleia Franca executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no trecho de praia desde o município Governador Celso Ramos até Imbituba/SC, que compreende parte da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA BF). Nessa área, por recomendação da APA BF os animais mortos não devem ser enterrados, devem ficar no local em que foram encontrados ou translocados quando for necessário. Por isso, quando encontramos nas praias animais marinhos mortos em alto grau de decomposição, usamos uma marcação em cor azul, para atender a solicitação da APA BF e evitar possíveis recontagens, e assim não alterar os dados de pesquisa.

A marcação é realizada nos animais em locais com maior durabilidade, como: bico, pata, unhas, carapaça, evitando assim possíveis impactos na cadeia alimentar. Após a marcação os animais são translocados acima da linha da maré, em áreas de dunas ou restinga para evitar serem levados pelo mar.

Sempre que se deparar com um encalhe de um animal marinho debilitado ou morto, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Se estiver morto não enterre outoque, se estiver vivoevite o contato, e em todo caso, entre em contato!

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341