Mais de 120 gaivotas são reabilitadas em 2019 em Santa Catarina

23 de novembro de 2019

A Associação R3 Animal, instituição executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de  Santos (PMP-BS) na região da Grande Florianópolis (SC), atingiu a marca de 128 gaivotas (Larus dominicanus) reabilitadas em 2019. Na terça-feira (19) foi a vez de oito aves desta espécie voltarem ao habitat natural. Por não serem muito seletivas em relação à alimentação, as gaivotas acabam se intoxicando, por isso o fato de termos um número tão elevado de aves desta espécie reabilitadas.

De acordo com o médico veterinário Sandro Sandri, a falta de seletividade das gaivotas faz com que elas ingiram resíduos de alimentação humana, lixo e materiais em decomposição. “Elas são resgatadas com sinais clínicos de intoxicação, como paresia, apatia, desidratação, incoordenação e hipotermia. Por conta desse quadro clínico, as gaivotas se tornam alvo fácil de animais domésticos e outros predadores naturais, além disso podem se afogar”, explica Sandro.

Do total de oito gaivotas liberadas na terça-feira, quatro foram resgatadas pela R3 Animal nas praias da Ilha de Santa Catarina. A equipe da Univille resgatou duas na região de São Francisco do Sul e a Udesc as outras duas, na região de Laguna, todas via PMP-BS.

Confira algumas imagens no vídeo abaixo:

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/R3 Animal: Nilson Coelho
Contato: nilsonjcoelho@gmail.com / (48) 3018-2316 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341