Mais três Tartarugas-verdes reabilitadas em ação do PMP-BS

10 de abril de 2018

Três tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram devolvidas ao mar no último sábado (7), após serem reabilitadas pelo Instituto Gremar. A ação, realizada na Praia do Iporanga, em Guarujá (SP), é mais um resultado bem-sucedido do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Os animais reabilitados superaram lesões causadas pela interação com petrechos de pesca e pela ingestão de lixo descartado inadequadamente no mar. Os resgates haviam ocorrido entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, em praias de Itanhaém (Centro), Bertioga (Riviera) e Guarujá (Astúrias).

Sob os cuidados da equipe de veterinários e biólogos do Gremar, todas as tartarugas receberam atenção especial quanto à alimentação, hidratação e suplementação vitamínica enquanto se recuperavam das respectivas lesões. Uma delas ainda precisou ser submetida a uma cirurgia de retirada de papilomas antes de ser reintegrada à natureza.

O PMP-BS é desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

O Gremar é uma das instituições que integra o projeto em sua chamada Fase 1. Possui bases em funcionamento no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341