Mais uma tartaruga sem vida é encontrada durante o monitoramento embarcado na baia norte de Florianópolis

16 de abril de 2018

Uma tartaruga verde (Chelonia mydas) foi encontrada encalhada morta no dia 12 de abril, na Baía dos Golfinhos, no município de Governador Celso Ramos, SC. A equipe do Projeto Baleia Franca / Instituto Australis (PBF/IA) encontrou o indivíduo durante o monitoramento embarcado, na baía norte de Florianópolis.

A atividade de monitoramento embarcado é realizada semanalmente na Baía norte de Florianópolis, atendendo ao protocolo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A equipe do PBF/IA percorre a costa continental da ilha de Florianópolis, procurando animais marinhos (aves, tartarugas e mamíferos marinhos) encalhados mortos ou vivos que estejam debilitados, a olho nu e/ou com a ajuda de binóculos.

Quando um animal é avistado, como no caso dessa tartaruga, a embarcação se aproxima da costa de forma a ser possível descer e acessar a praia onde o indivíduo está encalhado. A tartaruga encontrada foi registrada e avaliada, conforme o protocolo do PMP-BS. Na avaliação externa, feita ainda em campo, foi observada a presença de tumores na pele ocasionados por um vírus, conhecidos por fibropapiloma, cada vez mais comum de ser encontrado nesses animais. Posteriormente, o indivíduo foi encaminhado para necropsia na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da UDESC, instituição que também é executora do PMP-BS, onde foi constatado que a provável causa de morte foi por afogamento.

Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é muito importante!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental

federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341