Mandrião-parasítico reabilitado é devolvido à natureza

30 de novembro de 2018

Um mandrião-parasítico (Stercocarius parasiticus) foi reabilitado pela Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), e devolvido à natureza, no 7 de novembro, na Praia do Moçambique, em Florianópolis.

A ave foi resgatada pelo Instituto Australis / Projeto Baleia Franca, na praia da Guarda do Embaú, no dia 12 de outubro. Ela foi transferida para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da UDESC/Laguna, onde recebeu tratamento. A equipe veterinária constatou que o animal não conseguia se manter em pé e estava infestado de parasitas.

Após 10 dias de estabilização, o mandrião foi encaminhado para reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), sob os cuidados da R3 Animal. Ele passou por um período de adaptação, fisioterapia e exames complementares, os quais certificaram que estava apto para soltura.

O mandrião-parasítico também é conhecido como bandido, rabo-de-junco, dizimeiro e gaivota-rapineira-comum. Ele ocorre ao longo de todo o litoral brasileiro. Mede cerca de 40 centímetros. A maior parte de seu alimento é roubada de outras aves marinhas, as quais persegue em voo forçando-as a soltar os peixes que haviam capturado. Em terra, alimenta-se também de outras aves e de seus ovos, de ratos, insetos e frutos.

O CePRAM fica localizado dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) em parceria com a PM Ambiental.

Caso encontre um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos