Nessa semana, o IPeC comemora dois anos de atuação no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

25 de agosto de 2017

Durante esse período tivemos momentos de muita felicidade, como também alguns momentos difíceis. Tivemos que lidar com a tristeza ao ver animais marinhos virem à óbito, muitas vezes por causa de impactos causados pelo homem, mas também sentimos o prazer de reabilitar um animal marinho e vê-lo retornar saudável à natureza.

Nesses dois anos realizamos diversas atividades de educação ambiental e vimos nos olhos de muitas crianças a curiosidade de quem vê um animal marinho de perto pela primeira vez. É fundamental ensinar a elas sobre a necessidade de cuidarmos do meio ambiente para garantir que o planeta esteja saudável quando elas crescerem.

Independente de sol ou chuva, de frio ou calor, finais de semana ou feriados, nossa equipe levantou cedo todos os dias e realizou o monitoramento de três regiões do litoral sul de São Paulo: a praia da Juréia em Iguape, as praias da Ilha Comprida e as praias da Ilha do Cardoso.

Além da equipe de monitoramento, nossos biólogos e veterinários do Centro de Reabilitação também trabalharam em escala e estiveram sempre de prontidão para atender aos chamados da população sobre animais encalhados e para cuidar dos animais que já estão em tratamento.

O IPeC tem muito orgulho do trabalho que vem sendo realizado nesses últimos dois anos e parabeniza toda a sua equipe por realizar esse trabalho com tanto engajamento e força de vontade!

Agradecemos também a todos vocês que apoiam e auxiliam o nosso trabalho de alguma maneira!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341