Ocorrência de Calonectris sp

5 de abril de 2021

E quando somos acionados para uma gaivota, mas na verdade é um… Calonectris! 😄 As aves do gênero Calonectris são oceânicas e migratórias. Seus hábitos estão relacionados ao “alto mar”, por isso é raro avistá-los nas praias.

As aves oceânicas só se aproximam de áreas costeiras ou de ilhas nos períodos reprodutivos para nidificação. Então, quase sempre estão debilitadas quando encalham na areia da praia.

Foi o caso desse paciente. Ao dar entrada na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha (SC), a ave estava deprimida, magra e desidratada. Estava ainda cheia de ectoparasitas (piolhos) e com uma lesão na região pélvica.

Todas as ações integram as atividades desenvolvidas pela Univali por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A ave foi entregue à equipe pelos bombeiros militares de Navegantes (SC).

Passou por tratamento com oxigenioterapia, alimentação, hidratação, coleta de sangue e fezes para exames e cuidados veterinários gerais. Infelizmente, o paciente foi a óbito quatro dias após chegar à unidade.

A necropsia apontou lesões nos órgãos digestivos e circulatório. A suspeita é de que a ave foi a óbito devido à parasitas no trato gastrointestinal, anemia e caquexia (perda de peso e massa muscular).

Foi realizada a coleta de amostras biológicas para análises histopatológicas, a fim de confirmar a causa de morte. O DNA também foi coletado para identificação da espécie.

Sempre que encontrar aves, tartarugas ou mamíferos marinhos encalhados vivos ou mortos entre em contato com a Univali no telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h30 às 17h30.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

 

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univali: Fernanda Vieira de Maria
Contato: fernandavieira@univali.br / (47) 3341-7960 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341