Orca-pigméia é resgatada na Ilha Comprida, SP

1 de fevereiro de 2018

Nesta quarta-feira (31), o dia começou bem corrido para a equipe de reabilitação do IPeC. Fomos acionados logo cedo a respeito de um cetáceo encalhado vivo na Ilha Comprida/SP. O animal, identificado pela nossa equipe como um macho da espécie Orca-pigméia (Feresa attenuata) tinha aproximadamente 2,5m e pesava em torno de 170kg.

Ele foi trazido ao centro de reabilitação do IPeC e durante toda a manhã e início da tarde esteve sob cuidados da equipe de biólogos e veterinários. Infelizmente, o animal não resistiu e veio a óbito. Nossos veterinários fizeram a necropsia, onde foram coletadas amostras a fim de tentar descobrir a causa da morte.
A orca-pigméia é, na verdade, um golfinho e vive em regiões oceânicas nas zonas tropicais de todo o mundo. Essa espécie pode alcançar cerca de 2.8m de comprimento e geralmente vivem em grupos de até 50 indivíduos.

O IPeC agradece aos moradores locais que protegeram o animal e acionaram a nossa equipe com rapidez, permitindo que ele recebesse atendimento adequado.

Lembramos que, em casos de encalhes de animais marinhos nas praias, é importante que o acionamento da equipe de resgate seja feito o mais rápido possível. Não é aconselhável aos moradores e turistas tentar mover o animal, para evitar possíveis contaminações ou ferimentos a ambos. O número de contato para resgate de animais marinhos é o 0800.642.3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341