Outro boto pescador morre nos molhes da barra de Laguna/SC

16 de dezembro de 2018

Na manhã do dia 15/12 a equipe do PMP-BS/ UDESC recebeu um acionamento sobre um boto morto nos molhes de Laguna. Tratava-se de um boto-pescador (Tursiops truncatus) fêmea, juvenil, de 2,51 metros de comprimento total e um peso aproximado de 200 quilogramas.

Segundo relatos de pescadores tratava-se do ‘Espinafre’, um dos botos cooperativos. Metade dos botos da população de Laguna, famosos pela interação com pescadores, são identificados e nomeados por seus comportamentos, pelas marcas na nadadeira dorsal ou marcas de interação social no corpo.

A equipe da UDESC transportou o animal para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha em Laguna/ SC para realizar a necropsia e determinar a causa da morte.
Descartou-se a hipótese de que o boto foi alvo de disparo de arma de fogo, como tinham informado os acionantes. A primeira suspeita, já que o animal apresentava marcas de interação com rede de pesca e lesões pulmonares, foi de afogamento; porém ainda faltam os resultados complementares das amostras de órgãos coletados para determinar a causa da morte definitiva.

O PMP-BS/ UDESC já registrou 27 Tursiops truncatus em óbito durante a rotina de monitoramento e via acionamentos desde o início do Projeto em 2015. Em 2018 foram 14 indivíduos, sendo 8 indivíduos considerados como pertencentes a população de Laguna, o maior número de mortes por ano.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341