Outro boto pescador vítima de atividades humanas é resgatado pela equipe do PMP-BS/UDESC

14 de janeiro de 2019

Na manhã do 13/1, a equipe do PMP-BS/ UDESC recebeu um acionamento da Policia Militar Ambiental (PMA) sobre a morte de um boto na praia do Seis em Laguna/ SC. A equipe do Laboratório de Zoologia da UDESC, junto com técnicos de PMP-BS, transportaram o corpo do animal até a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha em Laguna/SC, onde foi realizada necropsia para identificar a causa da morte.

Tratava-se de uma fêmea de menos 20 dias de vida, com 1,47 metros de comprimento e 34,6 quilogramas. As marcas externas definiram a idade do filhote a partir dos pelos vestigiais no rostro, as dobras fetais ao longo do corpo e na nadadeira caudal, bem como, ainda não apresentava dentes erupsionados.

Segundo Eduardo Macagnan, veterinário que conduziu a necropsia, o animal apresentava um grande hematoma na região cervical causado por um forte impacto. Conforme a literatura, casos como este são descritos para golfinhos como oriundos de colisão com embarcação.
Este é o primeiro registro da equipe do PMP-BS/ UDESC do boto-pescador (Tursiops truncatus) de 2019, assim como o primeiro caso de morte associada a colisão com embarcação na região de Laguna.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341