Petrel gigante é resgatado durante monitoramento de praias

23 de julho de 2017

Essa é a quarta vez, desde agosto de 2015, que o Projeto Baleia Franca / Instituto Australis resgata, com vida, um petrel gigante (Macronectes gigantus) durante o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal foi encontrado debilitado na praia da Pinheira, em Palhoça/SC, dia 23 durante o monitoramento diário.

A ave foi encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos na UDESC, Laguna/SC para os primeiros atendimentos veterinários. Ainda durante a estadia na base da UDESC, a ave foi diagnosticada, pela equipe de veterinários, com uma lesão no olho direito e segue em tratamento no Centro de Reabilitação da R3 Animal em Florianópolis, SC.

O Projeto Baleia Franca / Instituto Australis é uma das instituições que executa o PMP-BS desde agosto de 2015, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.

A Univali é a responsável pela coordenação e execução destas atividades junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral. São elas: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Australis, Projeto Biopesca, e Fundação Pró-Tamar.

Em casos de encalhes de animais vivos ou mortos:
– Informe o local do encalhe e outras informações úteis através do 0800 642 3341.

Em 2017 completaremos 35 anos atuando em prol da conservação das baleias franca no Brasil. O PBF é mantido pelo Instituto Australis, com apoio da Santos Brasil. Visite-nos em www.baleiafranca.org.br