Pinguim-de-Magalhães é estabilizado pelo Instituto Biopesca (vídeo)

16 de agosto de 2019

Mais um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi estabilizado com sucesso pelo Instituto Biopesca. Ele foi resgatado durante execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), em Praia Grande (SP), no dia 13 de julho. Esse é o terceiro pinguim a encalhar em 2019 na área de atuação da instituição. O período de migração da espécie ocorre no inverno, quando saem das águas mais frias das Ilhas Malvinas e da costa da Argentina e do Chile rumo ao sul e sudeste brasileiro em busca de alimento.

(Créditos do vídeo: Instituto Biopesca)

De acordo com a veterinária Vanessa Ribeiro, o animal chegou desnutrido e com uma lesão na asa esquerda. “Começamos o tratamento com alimentação hipercalórica, enriquecida com suplementos para que ele ganhasse peso, e estimulamos movimentos com a asa machucada. Agora, ele já está comendo peixes e nadando melhor”, explica a veterinária. O pinguim seguiu no dia 23 de julho para o Centro de Despetrolização e Reabilitação do Guarujá para continuar recebendo cuidados e, muito provavelmente, deverá voltar ao ambiente natural.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341