Pinguim-de-magalhães em reabilitação: o primeiro de 2018

15 de março de 2018

PINGUIM-DE-MAGALHÃES EM
REABILITAÇÃO: O PRIMEIRO DE 2018

Embora um pouco antes do habitual – normalmente essas espécies saem de sua colônia, na Patagônia, Argentina, durante o inverno no Hemisfério Sul e migram em direção ao Uruguai e ao sul do Brasil em busca de alimento –, chegou esta semana à Base de Reabilitação do Gremar o primeiro pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) da temporada.

Resgatado pela nossa equipe após acionamento na Praia de Tijucopava, no Guarujá (SP), o animal, adulto, estava abaixo do peso e desidratado. Por isso, está sob tratamento intensivo, visando recuperar suas melhores condições clínicas.

Apesar de qualquer prognóstico ser algo prematuro neste momento, esperamos que ele esteja apto à soltura futuramente e, quem sabe, a guiar outros indivíduos que devem aportar por aqui ao longo dos próximos meses no cumprimento de sua jornada migratória.

Esta ação é mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341