PMP-BS/ Univille participa de eventos de Limpeza de Praia em Itapoá e Barra do Sul (SC)

23 de outubro de 2019

Em outubro, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da Univille participou de dois eventos de limpeza de praia. Uma das ações foi em Itapoá e outra em Barra do Sul, municípios do litoral Norte catarinense monitorados diariamente pelo PMP-BS.

Em Itapoá, duas ações ambientais aconteceram no sábado, dia 5: o Dia Mundial da Limpeza e a Campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente. Com realização da prefeitura municipal e apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Secretaria de Turismo e Cultura, servidores e voluntários recolheram mais de 130 quilos de resíduos e 4 mil bitucas de cigarro em um trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão, entre a primeira e terceira Pedra, na Praia de Itapema do Norte.

Já em Barra do Sul, o ponto de encontro foi na Avenida Jaraguá do Sul, na costeira, pois as equipes foram formadas e divididas entre terrestres e embarcadas. Quem estava a pé fez a limpeza na praia e restinga. As embarcações seguiram para ilhas e manguezais próximos ao local. Vários tipos de petrechos de pesca, equipamentos eletrônicos e até eletrodomésticos foram retirados do mangue e ilhas visitadas. A Prefeitura de Barra do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, contabilizou aproximadamente 3 toneladas de resíduos sólidos recolhidos por voluntários nesta ação ambiental. O PMP-BS/Univille parabeniza a organização das ações ambientais e salienta a importância destes eventos para a conservação e manutenção das funções ecológicas do ambiente marinho.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 5, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univille: Fabiana Rodrigues
Contato: fabiana.r@univille.br / (47) 3471-3816 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341