Primeiro Elefante-Marinho avistado neste inverno chama atenção de moradores das praias de Itaperubá, Guarda do Embaú e da Praia dos Pelados.

26 de julho de 2017

Moradores do morro da praia de Itapirubá compartilharam fotos, por meio do whatsapp, de um elefante marinho que estava descansado nas pedras na tarde de segunda-feira, 24. No dia seguinte, bombeiros do município de Palhoça também registraram em um vídeo publicado no Facebook, de um elefante marinho descansando na Guarda do Embaú. Pelas características se tratava do mesmo indivíduo, pois tem um ferimento no dorso que pode ter sido provocado por uma arma de fogo.

Hoje, a equipe do Projeto Baleia Franca/Instituto Australis , via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), recebeu a informação que o elefante marinho estava descansando na praia dos Pelados, em Palhoça. Fomos até o local informado, mas não foi possível encontrar o animal. Relatos de populares indicaram que o animal ficou cerca de 3 horas no local e em seguida, antes da nossa equipe chegar, entrou na água e nadou em direção a praia dos Aventureiros.

Caso você aviste este ou outros animais marinhos, por favor, entre em contato o mais rápido possível.

A Baia Sul de Florianópolis é uma das áreas de monitoramento do projeto e a instituição executora na região é o Projeto Baleia Franca / Instituto Australis. No local, o monitoramento é realizado por meio do acionamento via telefone. Em caso de encalhes de animais marinhos (aves, tartarugas e mamíferos marinhos), vivos ou mortos, a informação deve ser repassada pelo contato 0800 642 3341.

O Projeto Baleia Franca / Instituto Australis também é responsável pelo monitoramento da Baia Norte, Florianópolis/SC. Nesta região, além do acionamento via telefone, também é realizado semanalmente o monitoramento via embarcação. Já nas áreas que ligam a praia da Pinheira – Palhoça até a praia do Rosa – Imbituba, o monitoramento é realizado diariamente.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Fique ligado! Saiba como ajudar no trabalho de resgate de animais marinhos!

Em casos de encalhes de animais mortos:
– Informe o local do encalhe e outras informações úteis através do 0800 642 3341;
– Evite se aproximar do animal sob risco de contaminação biológica.

Em caso de animais vivos
– Não tente devolver o animal para a água, pois pode ser perigoso;
– Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso;
– Evite respirar o ar expirado pelos animais;
– Não se aproxime da cauda em caso de baleia e golfinhos. São animais grandes em situação de debilidade física. Podem se tornar ariscos com a aproximação de outros indivíduos e, assim, causar ferimentos.