Primeiro grupo de pinguins da temporada é reintegrado à natureza em Santa Catarina

12 de novembro de 2019

Nove pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram reintroduzidos à natureza. Este é o primeiro grupo de pinguins da temporada deste ano a ser liberado pela Associação R3 Animal, instituição executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em Florianópolis (SC). A soltura ocorreu na manhã de quinta-feira (7), na Praia do Moçambique, na capital catarinense.

Seis destas aves foram resgatadas pela R3 Animal nas praias da Ilha de Santa Catarina. Duas aves foram resgatadas pela equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e uma pela Universidade da Região de Joinville (Univille), todas via PMP-BS. Outras 14 aves desta espécie continuarão em reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) até que tenham condições de serem soltas.

(Fotos: Nilson Coelho/R3 Animal/PMP-BS)

“Este ano tivemos menos registros quando comparado com o ano passado. Foram registrados pela R3 Animal, até o momento, 747 pinguins nas areias das praias de Florianópolis, sendo 695 mortos e 52 vivos. Além destes animais, recebemos 32 aves de outras instituições parceiras do PMP-BS. No ano passado este número foi bem maior. Foram registrados 1.814 pinguins. Infelizmente, 1.693 estavam mortos e apenas 121 vivos. O número de pinguins reabilitados com sucesso foi de 67 animais”, explica o oceanólogo e gerente do PMP-BS/R3 Animal, Emanuel Ferreira.

O CePRAM fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Assistente de comunicação PMP-BS/R3 Animal: Nilson Coelho
Contato: nilsonjcoelho@gmail.com / (48) 3018-2316 / Facebook