R3 Animal realiza soltura de aves marinhas

19 de dezembro de 2018

Mais seis aves voltaram para natureza após um período de reabilitação na Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Três gaivotas #Larusdominicanus e três atobás-pardos #Sulaleucogaster foram soltos na Praia do Moçambique, no dia 13 de dezembro.

Dos três atobás, um foi resgatado pela equipe de campo do PMP-BS junto ao LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, na praia de Matinhos, no dia 31 de outubro. Os outros dois foram resgatados no dia 27 de novembro: um pela equipe de campo da R3 Animal, na praia do Pântano do Sul e o outro pela equipe do Instituto Australis / Projeto Baleia Franca, na praia da Guarda do Embaú.

Já as gaivotas, uma foi trazida por um morador de Florianópolis até o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), no dia 14 de novembro. Outra foi resgatada pela médica veterinária da R3 Animal, Marzia Antonelli, em Jurerê, no dia 21 de novembro. No mesmo dia, na Praia da Ferrugem, em Garopaba, a equipe de campo do Instituto Australis resgatou a terceira ave. As aves resgatadas pelo Instituto Australis passaram pela Unidade de Estabilização de Animais Marinhos do PMP – Udesc Laguna/SC.

O CePRAM fica localizado dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) em parceria com a PM Ambiental.

Caso encontre um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.