Remoção de Fibropapilomas

22 de janeiro de 2018

A fibropapilomatose é uma doença que atinge principalmente as tartarugas-verdes (Chelonia mydas). Consiste em múltiplos tumores de pele que, apesar da natureza benigna, podem afetar órgãos internos e prejudicar o deslocamento e a alimentação dos animais, causando debilidade. Em alguns casos, associada a outros fatores agravantes, pode até vitimá-los fatalmente.

A foto mostra um procedimento recente de remoção cirúrgica de fibropapilomas realizado no centro cirúrgico da Base de Reabilitação do Instituto Gremar. Para que tudo corresse da melhor maneira possível, nossa equipe utilizou anestesia inalatória e realizou o monitoramento cardíaco com auxílio de um doppler vascular. O resultado foi bem-sucedido e a tartaruga, inclusive, já está de volta ao seu habitat natural.

Ações como essa são parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

O Gremar possui bases no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h. Em caso de avistamento de animal marinho encalhado, ferido ou morto, o acionamento pode ser feito pelo telefone 0800-642-3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341