Tartaruga-cabeçuda de 44kg recupera-se bem de cirurgia para remoção de anzol no esôfago

Ação faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

9 de maio de 2018

No último dia 27 a equipe do Instituto Gremar realizou uma endoscopia para a retirada de um anzol do esôfago de uma tartaruga-marinha cabeçuda (Caretta caretta). Ela havia sido resgatada no último dia 15, na Praia dos Campos Elíseos, em Itanhaém (SP), através de acionamento feito por munícipes. A ação é um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O animal sub-adulto pesa 44 kg é mais uma vítima da pesca de espinhel. Quando ingerido acidentalmente, o petrecho – em forma de “J” – pode levar ao óbito. Por isso, recomenda-se aos responsáveis pela atividade pesqueira que utilizem modelos em formato circular.

Neste caso específico, por conta da posição em que já se encontrava o petrecho, na altura do plastrão, foi necessário o procedimento cirúrgico, que contou com o apoio da clínica Endoscopet.

Embora ainda sob tratamento para recuperar-se de um quadro de pneumonia, a tartaruga apresenta bons sinais pós-operatórios no geral. Alimenta-se com frequência, nada com relativa desenvoltura e já eliminou o restante da linha que se prendia ao anzol. Diante deste quadro, neste momento, os prognósticos para soltura são favoráveis.

* * *

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O Gremar é uma das instituições que integram o projeto em sua chamada Fase 1. Possui bases em funcionamento no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.
_____________

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341