Tartaruga Cabeçuda é estabilizada pela equipe da UDESC

17 de dezembro de 2018

Na tarde do dia 9/12 a Policia Militar Ambiental (PMA) de Laguna encaminhou uma tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da UDESC. Ela tinha sido registrada na beira do mar, por moradores locais da praia Gi, localizada em Laguna/ SC. Segundo a PMA eles tentaram reintroduzir o animal no mar, porém sem sucesso. O que poderia ter sido uma manobra mortal.

Trata-se de uma tartaruga de 74 cm de comprimento total e um peso estimado de 32kg. As análises realizadas demostraram que o animal se encontra em ótimo estado. Após receber os primeiros atendimentos que garantiram sua estabilização, ele será encaminhado para o Projeto TAMAR, em Florianópolis, onde finalizará o tratamento para ser reintroduzido ao seu habitat natural.

O PMP-BS/UDESC já registrou cinco Caretta caretta vivas desde o início do projeto em 2015.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341