Tartaruga-cabeçuda juvenil é resgatada em Mongaguá

Subtítulo da Notícia

11 de setembro de 2017

Em reabilitação na base do Gremar em Guarujá (SP), a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) juvenil encontrada pelo 3º Batalhão de Polícia Ambiental próximo à plataforma de Mongaguá (SP) na última sexta-feira está respondendo bem aos cuidados iniciais aos quais vem sendo submetida.

O trabalho é resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo Ibama

Mantida nos dois primeiros dias em sala climatizada (ambiente aquecido seco), neste domingo ela foi transferida para um tanque com pouco volume de água, apresentando boa evolução em sua frequência respiratória e aptidão ao nado.

Certamente ainda há muitas etapas a serem superadas nos próximos dias, principalmente em se tratando de um animal encontrado em estado de exaustão e que após a fundamental intervenção inicial dos policiais ambientais ainda necessitou de respiração mecânica e medicamentos administrados pela equipe do Gremar para recuperar seus sinais vitais.

Se mantida esta evolução no quadro clínico, logo a tartaruga será submetida a exames raio-x para um diagnóstico mais detalhado, que determinará a sequência de sua reabilitação.

Esperamos contar outras boas novas em breve. E seguimos trabalhando e torcendo para que ela possa retornar ao mar.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341