Tartaruga-de-couro as grandonas dos mares

10 de maio de 2018

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) é a maior espécie de tartaruga marinha que existe, podendo chegar a mais de 2 metros de comprimento e pesar 700 kg. Sua carapaça é bem diferente das outras tartarugas marinhas, sendo muito parecida com um couro e apresentando sete quilhas longitudinais. Além disso, sua coloração também a destaca das demais espécies, pois a tartaruga-de-couro é toda preta com manchinhas brancas.

No Brasil, a tartaruga-de-couro pode aparecer em todo o litoral, incluindo a região do Lagamar, onde o IPeC atua. Essas tartarugas são comumente encontradas encalhadas mortas, devido principalmente à interação com atividades humanas, como artefatos de pesca, resíduos sólidos ou mesmo atropeladas por alguma embarcação. Por esses motivos, somados a sua reprodução tardia e impactos nas áreas de reprodução, a tartaruga-de-couro está ameaçada de extinção.

Apesar de o litoral norte do Espírito Santo ser o principal ponto de desova dessa espécie no Brasil, o IPeC já registrou ocorrências de ninhos nas praias da Ilha Comprida/SP. Porém, o que as tartarugas-de-couro mais gostam de fazer na nossa região é utilizar os mares para se alimentar, principalmente de águas vivas, seu alimento favorito!

O resgate e a reabilitação desses animais são realizados pela equipe do IPeC dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Caso você encontre algum animal marinho encalhado na praia, basta entrar em contato conosco através do 0800.642.3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341