Tartaruga marinha é resgatada com a ajuda de populares em ação do PMP-BS

19 de setembro de 2019

No dia 17 de setembro, a equipe do Instituto Australis foi acionada através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) para resgatar uma tartaruga marinha viva encontrada por pescadores da região de São José, na Grande Florianópolis (SC). Se tratava de uma Chelonia mydas, popularmente conhecida como tartaruga-verde, que ocorre com maior frequência na região. O indivíduo era juvenil e encalhou com duas lesões na nadadeira direita.

Os pescadores ficaram preocupados ao encontrar o animal e ligaram para o 0800 642 3341, linha gratuita para acionamento de animais marinhos. A tartaruga foi levada para Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, instituição executora do PMP-BS na região de Laguna (SC), para receber o atendimento veterinário.

Os exames iniciais constataram um trauma no músculo esquelético, duas lesões circulares depressivas com presença de cáseo na região ventral de inserção da nadadeira peitoral direita e também presença de cáseo superficial ao redor da mesma nadadeira. No dia 18, o animal foi colocado em um recinto com água onde apresentou boa movimentação e respiração. Três dias após o encalhe, o animal foi encaminhado para o Projeto Tamar, em Florianópolis, onde passa pela reabilitação para logo ser devolvido à natureza. O animal já recebeu anilhas de marcação, colocadas nas nadadeiras anteriores (BRA11485, BRA11486). O código funciona como uma identidade do animal, os dados ficam no banco de dados do Tamar. Com isso será possível acompanhar o animal caso seja encontrado novamente pelas equipes. A tartaruga-verde é classificada como vulnerável pelo Ministério do Meio Ambiente e os maiores fatores de risco que afetam esses animais são a interação com o lixo e a pesca incidental.

PMP-BS/Instituto Australis
Contato: projeto@baleiafranca.org.br / (48) 3255-2922 / Facebook