Tartaruga-oliva é encontrada debilitada na Praia Grande

10 de dezembro de 2018

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS/Univille) atendeu um acionamento na última sexta-feira (7) de uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) na Praia Grande, em São Francisco do Sul, SC. O animal foi encontrado no calçadão da praia, já bem debilitado, e tinha a nadadeira peitoral direita amputada, já em fase final de cicatrização.

Após o atendimento clínico e a realização de exames radiográficos, foi possível constatar que haviam três anzóis no corpo da tartaruga: um no interior da boca, que foi retirado pelos veterinários da Univille, e outros dois que estão no trato gastrointestinal, provavelmente no estômago. Para a retirada destes anzóis a tartaruga deverá passar por uma laparoscopia, procedimento este que deverá ser feito pelo Projeto Tamar, em Florianópolis. Antes de ser transferida, a tartaruga recebe os primeiros cuidados na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, pois apresenta um quadro de anemia e desidratação.

A tartaruga-oliva tem esse nome devido à coloração cinza-esverdeada de sua carapaça. É a menor de todas as tartarugas marinhas, medindo cerca de 72 centímetros de comprimento e pesando em torno de 65 kg quando adulta. De hábitos onívoros, alimenta-se de peixes, moluscos e crustáceos, mas também de plantas aquáticas. Ocorre em mares tropicais e subtropicais no Oceano Pacífico e Índico. No Atlântico ocorre na América do Sul e na costa oeste da África. Esta espécie possui áreas de desova no nordeste, entre o sul de Alagoas e o norte da Bahia.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Ao avistar animais marinhos vivos ou mortos, ligue 0800 642 3341 / 3471 3816 / 99212 9218. Ajude-nos a conservar a fauna marinha.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341