Tartaruga-verde com 76kg é resgatada pela equipe do PMP-BS/Univali

26 de novembro de 2018

A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali recebeu uma “paciente” inusitada! Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) de 76kg, com uma carapaça de 98cm. Ela foi encontrada praticamente enterrada na areia, no dia 18/11, durante o monitoramento na praia de Perequê, em Porto Belo.

A grandona foi recolhida e encaminhada para a Unidade de Estabilização, onde a equipe veterinária diagnosticou sinais de afogamento e grande quantidade de parasitas, além de estar muito magra. Também passou por um processo de limpeza e hidratação do casco, e recebeu soro e vitaminas.

Após quatro dias seu quadro clínico foi estabilizado e ela foi encaminhada para o Projeto TAMAR, em Florianópolis para finalizar o tratamento e retornar ao mar.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341