Tartaruga-verde é espécie com mais registros no PMP-BS

10 de abril de 2018

Das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, cinco delas ocorrem aqui no Brasil. Dentre elas, a tartaruga-verde (Chelonia mydas) é a que mais se aproxima do litoral devido ao seu tipo de alimentação. Apesar de comer uma variedade de coisas (são onívoras), essa espécie prefere se alimentar de algas e plantas que crescem em águas mais rasas, por isso é bem comum serem avistadas próximo às praias, costões e manguezais.
O maior número de registros realizados pela equipe do IPeC é de tartarugas-verdes ainda jovens, entre 3 e 10 anos. Quando chegam em sua idade adulta com aproximadamente 30 anos, elas podem medir cerca de 1,8 metros, sendo considerada a segunda maior espécie entre as tartarugas marinhas.

Por viverem mais próximas dos seres humanos, as tartarugas-verdes são as que mais sofrem com os impactos que causamos no meio ambiente, principalmente com o lixo que geramos. Elas podem acabar comendo sem querer os plásticos que ficam presos às algas, confundindo o lixo com o próprio alimento (como os plásticos que parecem águas-vivas), ou até mesmo se enroscando nesses lixos, podendo causar ferimentos.

O resgate desses animais é realizado pela equipe do IPeC dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.
Caso você encontre algum animal marinho encalhado na praia, basta entrar em contato conosco através do 0800.642.3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341