Tartaruga-verde é resgatada em Praia Grande

11 de dezembro de 2018

No início da semana (10), o Instituto Biopesca resgatou uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) debilitada da faixa de areia de Praia Grande (SP) durante execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Na Unidade de Estabilização do Biopesca, a equipe fez triagem (foto) e teste de flutuabilidade no animal. De acordo com a médica veterinária e bióloga Pryscilla Maracini, do Biopesca, os exames iniciais indicam a suspeita de pneumonia. “No tanque, observamos que ela estava afundando o lado direito do corpo, o que pode indicar infecção pulmonar”, relata.

A tartaruga-verde receberá tratamento na UE até que seu quadro seja considerado estável e possa ser transportada para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Guarujá (SP). Enquanto isso, ficaremos na torcida!

O Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Ao encontrar golfinhos, aves e tartarugas marinhas, vivos ou mortos nas praias, a população pode acionar a organização pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99601-2570 (chamada a cobrar ou pelo WhatsApp).

Foto: Kaio Nunes/Instituto Biopesca