Tartarugas são encontradas mortas, enroladas em rede de pesca

15 de julho de 2017

Durante o monitoramento diário da praia da Pinheira, no município de Palhoça/SC, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) encontrou três tartarugas verde (Chelonia mydas) presas a uma rede de pesca largada na duna. Os animais apresentavam estado de decomposição avançado, o que dificultou a obtenção de algumas informações. Todas as tartarugas eram indivíduos juvenis.

Além da poluição dos mares, a pesca incidental segue sendo uma grande ameaça para a conservação da vida marinha. Esses animais estão ameaçados de extinção e, para evitar que esta e outras espécies marinhas cheguem ao fim, é imprescindível a sensibilização e colaboração da comunidade, a fim de preservar o ambiente marinho e os seres que ali habitam. É nesse sentido que nós, do PBF/IA, procuramos estreitar a relação com as comunidades locais para que o trabalho seja harmônico em benefício do meio ambiente.

O Projeto Baleia Franca / Instituto Australis é uma das instituições que executa o PMP-BS desde agosto de 2015, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.

A Univali é a instituição responsável pela coordenação e execução destas atividades junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral. São elas: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Australis, Projeto Biopesca, e Fundação Pró-Tamar.

Em casos de encalhes de animais vivos ou mortos:
– Informe o local do encalhe e outras informações úteis através do 0800 642 3341.